O prazo para a exigência da certificação para dirigentes e
conselheiros do PREVMOC (Instituto Municipal de Previdência dos Servidores
Públicos de Montes Claros), exigida pela Secretaria de Previdência do Governo
Federal, passou por uma prorrogação e começará a valer a partir de
31 de julho de 2024.
A certificação tem como objetivo a melhoria do processo de
escolha dos dirigentes, conselheiros, membros de comitê de investimento e dos
responsáveis pela gestão de recursos dos Regimes Próprios de Previdência Social
(RPPS), mediante a exigência de requisitos mínimos de qualificação pessoal e
técnica.
Para obter a certificação, os profissionais de RPPS precisam
obter no mínimo 50% de aproveitamento no nível básico e 70% no nível
intermediário, que compreende questões como seguridade social, regimes
próprios, plano de benefícios, plano de custeios, gestão atuarial, gestão de
investimentos dos recursos previdenciários e outros.
Com o objetivo de obter a certificação, o PREVMOC tem
investido continuamente na qualificação dos seus servidores, por meio de cursos
de qualificação. Atualmente, o Instituto possui 4 servidores certificados, mas
é necessário ampliar ainda mais esse quantitativo.