O Instituto Municipal de Previdência dos Servidores Públicos de Montes Claros (PREVMOC) conquistou um lugar de destaque no que concerne à rentabilidade de seus investimentos. O levantamento foi realizado pelo site Investimentos RPPS, com base nos dados fornecidos pela LEMA Consultoria e pela Crédito e Mercado Consultoria, que analisaram 760 Regimes Próprios de Previdência Social (RPPSs) e tiveram acesso ao patrimônio líquido de fechamento de 342 deles.
O levantamento constatou que os 760 RPPSs examinados tiveram rentabilidade média de 6,88% no ano passado. Quando analisada a amostra que permite a ponderação pelo patrimônio líquido, a rentabilidade média dos 342 RPPSs foi de 7,41%, em 2024. Nesse contexto, o PREVMOC se destacou, atingindo rentabilidade acumulada de 10,33%, a 10º maior entre os RPPSs estudados, conforme a análise feita pela Lema Consultoria de Investimentos.
Diante dos desafios demográficos e econômicos que envolvem a Gestão Previdenciária, os RPPSs devem adotar o Sistema de Capitalização dos seus recursos. Nesse modelo, as contribuições dos servidores ativos são investidas, a fim de que a rentabilidade adequada garanta os recursos necessários para o pagamento de benefícios futuros.
O Sistema de Capitalização ainda possibilita que os servidores acompanhem mensalmente a rentabilidade alcançada pelos institutos de previdência, o que assegura a transparência dos procedimentos e a sua necessária fiscalização.
O PREVMOC segue uma política de investimentos conservadora, priorizando a segurança e a estabilidade financeira. Os recursos do Instituto são aplicados em fundos de baixo risco, garantindo retornos compatíveis com as metas de rentabilidade estabelecidas.
Atualmente, a carteira de investimentos do PREVMOC está distribuída entre fundos da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú e Bradesco, instituições financeiras de primeira linha, reconhecidas por sua solidez e excelência de gestão. Essa estratégia visa a preservação do patrimônio dos servidores e o equilíbrio financeiro do regime previdenciário.